quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A evolução: a inclusão da tecnologia na educação

Hoje em dia uma criança já nasce sabendo manusear um computador. Estes dias peguei minha sobrinha de 5 anos pesquisando no Google. Eu não acreditei.
Pensando numa sociedade onde a inclusão da tecnologia dentro de uma sala de aula é indispensável, podemos dizer que ela contribui muito para este processo de aprendizagem.

A evolução aconteceu de forma processual, vou citar gerações deste processo:

Primeira geração: se utilizava os sistemas de correspondências. Se fazia um curso através de carta.

Segunda geração: começou se o uso de algumas tecnologias, como o vídeo, telefone, aúdio.

Terceira geração: é a vez dos computadores.

Quarta geração: se faz uso da internet no processo de aprendizado.

Quinta geração: podemos citar várias tendências, como diz meu Professor Doutor de Metodologias de Educação a distância João Mattar, WEB 2.0, redes sociais (as quais já está se fazendo uso: um professor há um tempo atrás aplicou a prova para seus alunos através do Twitter.), mundos virtuais 3D, games, realidade aumentada e cruzada, etc.

Eu particularmente adoro a quinta geração, pois faz parte do meu cotidiano. E é assim que os jovens de hoje pensam, (acredito eu!).


bibliografia:
MATTAR, João. História Da Educação a Distância. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.

5 comentários:

  1. Olá Roberta!
    Com o advento tecnológico, muitos de nossos hábitos mudaram, como o que antes achávamos simples enviar uma carta no correio, hoje nos comunicamos instantaneamente...
    E porque não usar a tecnologia em nosso favor? Trabalhamos o dia todo, temos filhos, e ainda temos que nos deslocar para faculdade? Não...isso é passado. O EAD veio para nos beneficiar geograficamente, pois nada muda no ensino, há o professor, há as disciplinas, há provas...tudo o que um curso presencial tem, o que difere, é que você se comunica com seu professor pelo computador, nada mais obvio no mundo de hoje, pois não vivemos mais sem essa tecnologia.
    Caroline Moraes

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Roberta,

    Como o excesso de informação é tão prejudicial quanto a falta dela, acredito que o grande desafio é ajudar essa quinta geração a administrar todos os recursos que tem a sua disposição para encontrar a informação necessária, no lugar certo, em tempo hábil.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Caroline! Sim Carol, eu pelo menos não consigo ficar um dia sem usar pelo menos o computador. Tudo de básico que precisamos estão a nossa disposição em um clique. Contas de bancos, compras de qualquer tipo, estudos, etc, etc. As vezes até preguiça nós adquirimos em ir comprar em uma loja, para quê? Se temos como fazer isso de dentro de nossa casa. O ensino a distância foi bem aceito por mim, e acredito que terei muito mais interação com professores do que tive num ensino presencial.

    ResponderExcluir
  4. Sim Professora Nilza Costa, as vezes não damos conta tamanho o fluxo de conhecimentos que temos a disposição. É preciso fazer tudo mas com consciência que está sendo absolvido e utilizado para nossa bagagem cultura.

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta, penso que a tecnologia que está a disposição de todos, a todo momento, pode ser favorável ou desfavorável, tudo depende das orientações que os usuários terão. Na EAD há toda orientação e acompanhamento para que que a internet seja um fator positivo, educacional e direcionado para o processo ensino/aprendizagem, logo, somente vem a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos.

    ResponderExcluir